Como envelhecer ativamente

13/10/2019

Embora existam muitas vantagens em completar 50 anos é uma verdade inegável que também ocorrem uma série de mudanças no corpo. Até agora, suas articulações e coluna vertebral experimentaram um grau de degeneração. Equilíbrio e flexibilidade estão começando a se tornar um problema. Talvez você tenha sido diagnosticado com osteoporose, osteopenia ou artrite. Ou talvez você simplesmente não tenha a força, a resistência e a flexibilidade que já teve.

A boa notícia é que o exercício pode ser extremamente benéfico para ajudar você a resolver esses problemas (normais) e conseguir aproveitar melhor essa fase da vida.

Nos últimos anos surgiu uma preocupação muito maior com o envelhecimento saudável, já que as pessoas estão vivendo cada vez mais. A independência e a mobilidade têm se mostrado um fator de extrema importância nesse contexto.

As pesquisas tem provado que permanecer fisicamente ativo por toda a sua vida, inclusive em uma idade mais avançada, é um grande benefício para o seu bem-estar geral, e para prevenção de diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas, dor crônica, depressão e assim por diante.

Fatores como genética, história, alimentação, condição e estilo de vida também desempenham um fator importante no envelhecimento. Pessoas que se mantiveram ativas durante a vida costumam sentir menos os efeitos do envelhecimento.

No Pilates objetivo é treinar indivíduos no processo de envelhecimento e encontrar maneiras de aumentar sua aptidão, de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo. O sistema Pilates se adapta às condições de cada pessoa, por isso é um exercício tão versátil, que pode ser praticado em qualquer idade e com qualquer aptidão física.

Mas, se você ainda não se convenceu dos poderes do método Pilates, aí vão mais alguns motivos para você agendar uma aula experimental hoje mesmo:

1- Os instrutores de Pilates são profissionais capacitados para lidar com os diferentes tipos de lesão, dores e medos.

2- O Pilates é um método progressivo, então se você não se exercita há muito tempo ou até mesmo nunca se exercitou, não se preocupe, você começará com exercícios projetados para desenvolver um conjunto de habilidades antes de progredir para exercícios mais difíceis.

3- O método pode ser completamente personalizado para o seu corpo e as suas necessidades

4- Ajuda a se familiarizar com seu corpo. Aqui você vai desenvolver consciência corporal, que é a chave para prática eficiente dos exercícios e para a prevenção de lesões.

5- Por último e mais importante: é uma prática segura! Quando temos uma dor ou uma lesão é natural evitarmos o movimento. O Pilates é uma prática segura para trazer movimento sem lesão dos tecidos adjacentes, permitindo que a pessoa tenham mobilidade para viajar, trabalhar, se exercitar e não deixar de fazer nada por causa da dor.

Jaqueline Sackser - Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates