Os Princípios do Método Pilates

22/09/2019

O Método Pilates é amplamente utilizado para reabilitação, condicionamento físico, ganho de percepção corporal, controle dos movimentos em diversos planos, além de melhorar a postura, e ser para todos os tipos de públicos.

Mas, para que isso aconteça, esse método segue alguns princípios básicos, que o professor irá transmitir para seu aluno desde o início e mantê-los durante toda a prática.

Inicialmente o método foi chamado de Contrologia, que se refere ao controle das ações musculares e de todos os movimentos exercidos pelo próprio corpo. Com isso fica claro a importância de colocar em prática os seis princípios do Pilates, para obter o melhor resultado.

RESPIRAÇÃO: ela deve fazer parte de todo o tempo de prática, devendo ser realizada cada vez mais de forma consciente e concentrada. Pois a inspiração e expiração profundas auxiliam durante a execução dos movimentos, sendo colocadas de forma proposital.

CENTRO: Também chamado de Power House, é o ponto focal para o controle corporal. Segundo o princípio, todo movimento feito no Pilates só pode começar quando o “centro de força” do corpo estiver ativado, ou seja, toda a parte abdominal, um conjunto de músculos responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos.

CONCENTRAÇÃO: é estar centrado de forma voluntária no que esta fazendo, ou seja, toda a atenção da mente deve estar voltada para a sua prática, formando conexão entre mente e corpo.

CONTROLE: é concentrar as funções musculares exigidas naquele movimento, ou seja, executar o exercício sem compensar. Entender melhor o corpo e usá-lo a seu favor sempre.

FLUIDEZ: é o princípio que preza pela leveza durante a execução dos exercícios, havendo um domínio total sobre a geração de qualquer tipo de impacto, pois é sabido que movimentos grosseiros e “pesados” proporcionam cargas aumentadas e exageradas ao corpo.

PRECISÃO: movimentos precisos garantem um bom alinhamento postural durante as execuções, mas também um prolongamento dos benefícios do Pilates para a vida diária do aluno. Portanto, todo exercício do Pilates tem uma forma correta de ser realizado. A precisão envolve a qualidade do movimento. Mas, é necessário estar atento às necessidades de cada indivíduo.

Com isso, é visto que o Pilates pode proporcionar a curto e longo prazo diversos resultados positivos na vida do praticante, se todos os princípios deixados por Joseph forem executados de maneira correta.

“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”