5 dicas para diminuir o estresse do dia a dia
13/08/2021
Uma rotina cheia de afazeres com trabalho, casa, família pode ser bem estressante quando não temos nossas válvulas de escape.
O estresse crônico, aquele que permanece constante na nossa vida, provoca alterações que podem trazer diversos malefícios para o nosso corpo.
Os malefícios que o estresse causa na nossa vida e saúde já é muito conhecido e não é nosso objetivo falar sobre ele, mas é fundamental buscar estratégias para diminuir o estresse, priorizando nossa saúde! Lembre-se, nem os piores problemas são mais importantes do que a sua saúde, e episódios isolados de estresse são normais, o que não é normal é que isso se torne parte do nosso dia a dia.
1 Organização
Uma maneira de reduzir o estresse é ter uma agenda com os afazeres da semana programados, metas realistas de se alcançar, horários pré-estabelecidos.
Separe uma agenda com as tarefas e compromissos de cada dia, organize também as refeições, separe um tempo para atividade física, para lazer, para ler um livro, ter um tempo com seus filhos, e encare esse tempo como um compromisso (prioridade).
Nosso corpo pede que tenhamos uma rotina. Procure fazer suas atividades diárias sempre nos mesmos horários.
2 Atividade física
A atividade física tem um efeito muito benéfico na redução do estresse, pois libera hormônios que nos dão sensação de prazer e diminui hormônios relacionados ao estresse. Se você não se sente bem após praticar atividade física, insista mais uns dias, seu corpo precisa se habituar a esse novo estímulo.
Preste a atenção no seu corpo antes e depois do exercício, com o tempo você perceberá a mudança.
3 Respiração
Coloque um despertador para se lembrar de 3 ou 4 vezes ao dia respirar fundo, inspire todo o ar que puder, expire lentamente pela boca tentando tirar todo o ar do pulmão. Repita de 5 a 10 vezes.
4 Lazer
Lembre-se de sempre priorizar um tempo para fazer algo que te dê prazer, ler um bom livro, assistir um filme, fazer um passeio, programar uma viagem, etc
A prática do lazer melhora nossa saúde física e mental, melhora a nossa qualidade de vida e aumenta nossa produtividade no trabalho/estudos.
5 Meditação
A meditação pode ser muito difícil para o iniciante, mas não desista. Separe alguns minutinhos do seu dia, sente-se em um local confortável, concentre o seu pensamento na sua respiração. Apenas alguns minutos por dia já fazem a diferença.
Que tal fazer um teste? Coloque essas dicas em prática e sinta a diferença no seu corpo!
Jaqueline Sackser
Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates