A história do Pilates
17/08/2019
Vamos contar pra vocês um pouco da história do Pilates. Joseph Pilates. Ele nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, Alemanha, foi uma criança com várias doenças, dentre elas asma, raquitismo e febre reumática, porém tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que devotou-se ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio. Ele dedicava-se a uma grande variedade de esportes como ginasta, esqui, mergulho, boxe. Durante este período de transformação física, Pilates começou a formar sua filosofia sobre exercício e saúde, estudando yoga, acrobacia e movimento e condicionamento físico, combinando filosofias de saúde e exercícios do Oriente e Ocidente. Joseph procurava o perfeito equilíbrio do corpo e mente.
Em 1912 ele vai para a Inglaterra, e quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã e ele decidiu usar o lazer forçado para desenvolver suas idéias sobre saúde e aptidão física. Ele ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas que estava desenvolvendo e afirmava que, por isso, nenhum deles morreu de influenza na epidemia de 1918. Joseph foi transferido para outro campo de concentração, onde se tornou enfermeiro. Neste campo, em Lancaster, ele pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, utilizando a resistência das mesmas, de modo que os pacientes começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem levantar.
Após a guerra, voltou à Alemanha e em 1923 partiu para Nova York para montar seu primeiro estúdio junto com sua esposa, Clara.
O método Pilates foi um sucesso imediatamente nos EUA, particularmente entre os bailarinos – Martha Graham e George Balanchine foram os primeiros a serem conquistados. Os bailarinos, que em geral se machucavam muito, logo descobriram que os exercícios de Pilates levavam à uma recuperação mais rápida – e isso numa época em que os efeitos terapêuticos da reabilitação imediata ainda não eram reconhecidos. Entre 1927 e 1951 Joseph obteve as patentes dos equipamentos que ele inventou.
Faleceu em 1967.
Joseph Pilates deixou 5 discípulos que continuaram a ensinar o método. São eles: Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher.
Hoje milhões de pessoas no mundo todo praticam a técnica de Pilates.
Patricia Karine Doniak Tosin
Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates
Referências:
https://revistapilates.com.br/historia-de-joseph-pilates/