Aula experimental de Pilates

Como funciona uma aula de Pilates

15/08/2021

Se você nunca fez uma aula de Pilates, deve se perguntar como funciona?

Aqui nós vamos te explicar tudo pra você já chegar preparado(a) para sua primeira aula levando em conta como funcionam as aulas aqui no Flex Pilates.

A primeira dúvida que nossos clientes tem é que roupa devo usar?

Primeiramente, nas aulas de Pilates não utilizamos calçados! Você pode praticar de meia ou de pés descalços. Nós aqui te sugerimos praticar sem meias, pois assim você vai trabalhar melhor a musculatura e a sensibilidade dos seus pés. Mas caso opte por fazer de meias, existem meias com antiderrapantes na parte de baixo que ajudam a manter os pés mais firmes durante os exercícios e não escorregar.

Quanto a vestimenta, você pode usar qualquer roupa que permita os movimentos do corpo. Quanto mais movimento a roupa te permite, melhor é para o Pilates.

Em nosso estúdio trabalhamos com a modalidade em grupos com até três clientes por instrutor e com a modalidade individual. Em qualquer uma das modalidades, sua aula experimental será em um dos equipamentos (Cadillac, Reformer ou Chair) e nas próximas aulas você passará pelos outros equipamentos até que conheça todos eles.

A primeira pergunta que nosso Instrutor vai te fazer é se você sente alguma dor crônica, na coluna, nas articulações ou em qualquer parte do corpo, e se tem alguma lesão. Assim vamos saber se existe algum exercício contra indicado para você, e até mesmo começamos a escolher alguns exercícios para te ajudar na melhora dessas dores.

Em seguida, iremos que explicar alguns dos princípios do Método Pilates, como a respiração que é utilizada nas aulas. Algumas pessoas vão ter mais dificuldade com a respiração, mas isso não é um problema, com a prática ela vai se tornando mais fácil e natural.

Depois passamos finalmente para os exercícios. Faremos alguns exercícios básicos que nos ajudam até mesmo a avaliar sua flexibilidade, força e outros detalhes. Durante toda a aula experimental seu instrutor está avaliando a execução dos exercícios para entender o que o seu corpo necessita mais, quais as suas dificuldades e facilidades.

Algumas correções serão necessárias no início, tentando melhorar a execução dos exercícios e reduzindo as compensações que todos nós fazemos.

O instrutor vai utilizar comandos verbais para tentar te fazer entender os movimentos que queremos que você execute, muitas vezes fazendo comparações com outras situações do dia a dia. Um exemplo é pedir para você deixar sua coluna igual um gato arrepiado, quando queremos que você faça uma flexão de coluna.

É comum que você saia da primeira aula um pouco confuso e com a impressão de que era muita informação e você não conseguiu acompanhar. Mas como tudo na vida, a prática leva a perfeição.

Algumas dicas para melhorar a sua experiência:

- Não tenha pressa! Faça tudo no seu tempo para que você consiga prestar o máximo de atenção possível no seu corpo e no seu instrutor.

- Avise se sentir qualquer dor ou desconforto

- Procure se informar sobre seu estúdio e sobre a capacitação dos instrutores desse estúdio

- Confie no seu instrutor

- Dê o seu melhor

Jaqueline Sackser

Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates