Pilates para idosos

Por que o Pilates é tão indicado para idosos?

21/09/2021

Primeiramente, o Pilates não é indicado apenas para idosos. É uma atividade que pode ser praticada em qualquer idade e tem benefícios para todas as gerações.

Mas para idosos em específico, o Pilates trás inúmeros benefícios. O primeiro que vamos citar, e pra mim o mais importante de todos, é manter a independência do idoso. Com a idade podemos precisar de ajuda para fazer determinadas atividades do dia a dia, e aí percebemos como é importante conseguir fazer essas atividades sozinho sem depender de ajuda de ninguém. Preservar a independência do idoso é importante para não sobrecarregar a família, para manter a sua autoestima, manter a funcionalidade e o sentimento de utilidade.

Tarefas simples como entrar e sair do carro, pegar objetos no chão, brincar com os netos, conseguir viajar tranquilamente, devem ser preservadas ao máximo. Afinal, a vida fica melhor quando conseguimos fazer essas coisas, não é?

Com a idade é comum que nossas articulações comecem a apresentar um processo degenerativo natural do envelhecimento, e com esse processo podem surgir algumas dores. O Pilates é um grande aliado na prevenção e alívio dessas dores na coluna e articulações, pois seus exercícios trabalham muita mobilidade, força e flexibilidade. Esse trabalho com o tempo deixa nossas articulações e coluna mais saudáveis. A melhora da dor sempre melhora também nosso humor e qualidade de vida, por isso podemos dizer que esses são benefícios da prática do Pilates também!

A melhora do alongamento e flexibilidade são importantes, pois permitem a funcionalidade e independência que já comentamos. Mas o que muitos não sabem é que o Pilates também trabalha muito fortalecimento muscular, principalmente de músculos mais profundos que são importantes para manter nossa postura ao longo do dia. Em uma sessão de Pilates damos muita importância ao fortalecimento do CORE, denominação dada a um conjunto de músculos localizados no centro do nosso corpo, entre eles o abdômen. Esse é um diferencial do Método Pilates, pois quando temos uma musculatura do CORE forte e resistente, conseguimos ter uma coluna mais saudável e mais protegida de lesões no dia a dia.

Outro diferencial importante do Pilates para esse público é o fato de ser um exercício físico sem impacto. O impacto pode ser prejudicial em articulações que já enfrentam algum processo degenerativo, causando inflamação e dor. O Pilates, por ser um exercício de baixo impacto, costuma ser bem aceito por quem sofre com dores crônicas.

Algumas incapacidades ou dificuldades podem surgir com a idade, e o Pilates é um exercício muito versátil, que pode ser adaptado conforme as necessidades e dificuldades de cada um. É importante informar o seu instrutor se você possui alguma patologia, como osteoporose, artrose, hipertensão arterial, etc, assim ele poderá adaptar os exercícios à suas necessidades.

A melhora de distúrbios urinários também pode ser alcançada com a correta ativação do assoalho pélvico durante os exercícios, assim como melhora e manutenção da vida sexual. Já nas primeiras aulas o seu instrutor vai te explicar como contrair esses músculos que formam o assoalho pélvico, e durante os exercícios algumas vezes vamos solicitar a contração desses músculos, visando seu fortalecimento.

O próprio criador do Método Pilates, Joseph Pilates, praticou Pilates e manteve-se em ótima forma física até seus 83 anos, quando faleceu após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio.

Jaqueline Sackser

Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates