10 motivos para fazer Pilates

10 motivos para você começar a fazer Pilates agora mesmo!

26/08/2021

Joseph Pilates criou o método Pilates baseado em sua experiência com diversas atividades físicas diferentes, além de muito estudo do corpo humano e seu movimento. E não é à toa que o Método se tornou um sucesso no mundo todo, seus benefícios vão muito além de um corpo tonificado.

1- Melhora da postura

Nos últimos anos temos visto que o conceito de uma postura perfeita não é necessário para a nossa saúde e muitas vezes não é o mais eficiente.

Mas então porque devo melhorar a postura com o Pilates?

Por que a melhora da postura é apenas uma consequência do trabalho do Pilates em mobilidade das articulações da coluna, fortalecimento e alongamento da musculatura próxima à coluna e melhora da consciência corporal.

Mesmo que você tenha alguma alteração postural (como hipercifose, hiperlordose e escoliose) é possível ter uma coluna saudável quando trabalhamos esses fatores acima.

Por tanto, você não precisa passar o dia todo com uma postura perfeita, mas seu corpo deve estar preparado para te ajudar nas diferentes posturas necessárias para o seu dia a dia.

2- Tonificação muscular

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos exercícios de Pilates trabalha muita força muscular! Um mito se formou de que Pilates é apenas alongamento, e sim, podemos fazer uma aula em que priorizamos a flexibilidade, no entanto, na maioria dos exercícios do método o que vemos é muita força!

E o fortalecimento com o tempo nos leva a tão sonhada tonificação muscular. Sim, o Pilates ajuda a chegar naquele corpo firminho!

3- Abdômen sarado

E falando em exercício de força, sabe quem é muito solicitado em uma sessão de Pilates? O abdômen! Ele faz parte de um conjunto de músculos chamado CORE, que tem uma atenção especial no Pilates.

Como o “abdômen sarado” vem do fortalecimento da musculatura abdominal, o Pilates pode sim ajudar. Mas não podemos esquecer da alimentação e outros exercícios que também vão auxiliar nesse processo.

4- Flexibilidade

A flexibilidade, muito mais do que fazer um lindo espacato, nos permite fazer as atividades diárias sem dificuldade. Pode parecer bobagem quando somos jovens, mas com a idade percebemos que entrar e sair do carro, pegar algo que caiu no chão, levantar de lugares mais baixos, são atividades que ficam cada vez mais difíceis.

Para continuar fazendo nossas atividades sem dificuldade dependemos de uma boa flexibilidade e fortalecimento da nossa musculatura.

5- Melhora da concentração

A concentração é muito solicitada durante uma sessão de Pilates. A ideia por trás da criação do método é que ele não seja apenas um exercício físico, mas que ele conecte corpo, mente e espírito. Quando nos concentramos no exercício e no nosso corpo durante a prática percebemos que os exercícios ficam muito melhor executados.

E como tudo na vida, o treino leva a perfeição. Quanto mais você pratica o Método Pilates buscando se concentrar no seu corpo durante a prática, melhor a prática fica, e você consegue transportar essa capacidade para outras áreas da sua vida, como estudos, trabalho, etc.

6- Melhora da respiração

A respiração é um princípio do método que deve ser observada e trabalhada durante uma sessão de Pilates.

Se concentrar e perceber a sua respiração já é um grande passo para melhorar nossa saúde respiratória. Aprender a respirar de maneira ativa, pensando na conexão do nosso abdômen durante a expiração é o que o Pilates quer te ensinar, e quando você menos esperar já estará levando isso para a sua vida.

A conexão do abdômen durante a expiração não precisa ser uma grande e forçada contração desse músculo, é apenas uma pequena ativação dele, que vai nos ajudar a manter uma boa postura durante o dia, sustentando nossa coluna vertebral.

7- Consciência corporal

Esse pra mim é o benefício mais importante do Método Pilates para saúde e vida dos praticantes, porque a consciência corporal vai ensinar você a cuidar do seu próprio corpo, a entender os movimentos que vão ajudar a aliviar aquela dorzinha nas costas no final do dia. Ou vão te ajudar a perceber como seu corpo está percebendo outros estímulos, como na musculação, na corrida, ou até quando você passa o dia todo no sofá. Como seu corpo reage a isso?

Muitos de nós nem prestamos a atenção, mas com a treino na consciência corporal, melhoramos nossa percepção.

Uma boa percepção do nosso corpo previne lesões em outros esportes ou atividades físicas, nas atividades diárias, e nos torna mais conscientes das necessidades do nosso corpo.

8- Reabilitação/ prevenção de lesões

Nada é mais frustrante e incômodo do que uma lesão. O Pilates é recomendado por muitos médicos e profissionais da saúde para tratar aquela dor nas costas constante, aquele incômodo no joelho ou no ombro, e eles estão certos, já que diversos estudos já demonstraram que o Pilates é uma boa estratégia para reabilitação.

Uma lesão pode ser diferenciada por um evento agudo, como uma torsão do tornozelo, uma batida, queda, etc ou crônica, que normalmente é causada pelo uso excessivo ao longo do tempo, normalmente associada a desequilíbrios musculoesqueléticos e desalinhamentos. Esta última é silenciosa, e pode demorar anos para se apresentar.

Já ouviu falar daquele amigo que foi se abaixar pela pegar alguma coisa e “travou”, não conseguiu mais levantar. A lesão não aconteceu apenas nesse instante, ela estava ali há algum tempo, mesmo que não tivesse sintomas.

Uma das características que torna o Pilates eficiente na reabilitação, é a concentração do praticante no exercício o tempo todo. É muito mais fácil que ocorra uma lesão quando estamos desconcentrados, por isso essa é uma característica, um princípio do método, que é muito educativo para nossas atividades.

Os exercícios do método Pilates podem ser amplamente modificados para atender todos os públicos, e são voltados para melhora do equilíbrio do nosso corpo. Trabalhamos mais as nossas deficiências para conseguir um corpo mais equilibrado, uma postura melhor.

O Pilates, diferente da fisioterapia tradicional, tem uma proposta que enxerga o indivíduo como um todo. Muitas vezes o paciente chega com uma lesão de coluna, que tem relação com a mobilidade do quadril, com a descarga de peso nos pés. O profissional deve ter em mente que está tratando um indivíduo inteiro, e não apenas um joelho, uma coluna, ou um quadril.

9- Melhora da saúde sexual

O Pilates ajuda a estimular a musculatura do períneo, o assoalho pélvico. Para as mulheres, o fortalecimento desses músculos melhora a sensação de prazer, tanto para ela quanto para seu parceiro. Os homens também se beneficiam desse fortalecimento, com a melhora da manutenção da ereção.

10- Sensação de corpo mais solto

Se você já fez uma sessão de Pilates provavelmente saiu com essa sensação. É uma sensação gostosa que levamos conosco pelo resto do dia.

Assim como toda atividade física, liberamos hormônios que melhoram nosso humor e diminui a liberação de hormônios do estresse.

Que tal começar agora mesmo a praticar Pilates? Agende uma aula experimental!

Jaqueline Sackser

Fisioterapeuta e Instrutora do Flex Pilates